domingo, 8 de novembro de 2009

Compilando e Testando a Missão (LiveLink)

Neste tópico iremos falar da execução dos testes da missão.
Para executar uma missão criada pelo próprio usuário, é necessário antes "compilarmos" a missão criada. E podemos compilar a missão utilizando 3 funções distintas dentro do Editor: O Export, o Test Mission e o Test Mission with LiveLink.
Ambos compilam a missão e exibem mensagens de erro ou warnings, no entanto, como você pode imaginar, o Test Mission e o Test Mission with LiveLink iniciam o jogo com a missão.

Em resumo, quando estou criando a missão e quero apenas verificar se não há erros ou warnings, eu uso o Export, e ao compilar ele irá me informar quais waypoints estão assignados de forma errada ou qual unidade está posicionada informando altitude abaixo do nivel do chão ou do mar, enfim, verificações.

• Export

Não existe um botão próprio para a função export. Você encontrará está opção no Menu File, ou então pressionando CTRL + E.
Ao exportar a missão, surgirá a seguinte tela


O campo Game Instalation Folder é informado automaticamente.
O Mission Group é uma espécie de grupo de pastas(pois no fim, é isso que você irá ver no diretório) onde serão deixados os arquivos, caso você queira separar versões ou addons. Sei lá ! É importante ressaltar que durante o teste da Missão o jogo entra com um profile default(ainda nãodecobri como faço para apontar para meu profile) onde vc não pode usar suas configurações personalizadas dos controles.
Ao marcar a opção Binary Export, pelo o que pude perceber, compila e exporta o jogo em um arquivo binário único, que não há problemas em usá-lo utilizando o LiveLink (que explicarei adiante).
O Lua Scripts Export irá pré-compilar os scripts criados ou os waypoints, ou ambos.
E o campo Export Locations Preview é o nome do diretório onde efetivamente a missão será gravada, e este nome simplesmente utiliza o campo Game Instalation Folder e o Mission Group.
Ao pressionar OK, você compila e exporta o arquivo para o dierório.

• Test Mission

Já para esta função, existe tanto no menu Tools como em botão na Barra de Ferramentas Superior.


Ao executar o Test Mission, a missão será compilada, exportada, e o jogo será iniciado, o os botões Test Mission e Test Mission with Livelink serão desabilitados, e o botão de Stop(Kill Game) será habilitado.
O jogo é executado sem apresentação ou acesso por menus. Você já cai direto dentro da missão.
Não é preciso sair do jogo caso você faça alguma alteração na missão e precise recompilar e exportar novamente o arquivo. Basta apenas alternar (ALT+TAB) para o editor, Exportar (CTRL + E), voltar para o jogo e reiniciar a missão.

• Test Mission with LiveLink

Também com um botão na Barra de Ferramentas Superior, além do menu Tools, a execução do teste da missão com Livelink ativado tem apenas uma pequena, mas importante, diferença do Test Mission sem LiveLink: Você pode alterar a posição de objetos no editor e vê-los como ficou no jogo sem a necessidade de recompilar, exportar e Reiniciar a Missão, ou o Jogo.
No entanto ele ainda é bem limitado, e atende somente a alteração de Objetos de Categoria Prop. Não é possível alterar posições de veículos moveis ou estáticos, mesmo que vazios, e nem é possível criar objetos. Caso contrário, você terá que recompilar e exportar arquivo novamente através do CTRL+E e reinicar a missão.
Abaixo o Botão Test Mission with LiveLink.




Ainda não executei testes diretamente no jogo. Apenas sei que as missões exportadas serão encontradas em Single Missions.

É isso.

Saudações.
IlluminatusBR

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